Escola
A Sociedade Paulista de Ortodontia e Ortopedia Facial, fundada em 04 de dezembro de 1959, obteve nestes 51 anos de sua existência a referência como a maior Entidade Especializada da América Latina.

O trabalho executado pelos seus fundadores e diretores ao longo destes anos contribuíram para elevar a formação científica de centenas de especialistas brasileiros e de toda a América Latina. Edificada na capital paulista, a SPO tem como seu presidente o Dr. Jairo Corrêa, Ortodontista e fundador da entidade que tem tido intensa atividade na formação de novos especialistas e atualização profissional por meio dos cursos de aperfeiçoamento, congressos, jornal e pela revista científica.

Tendo sido reeleito para nova gestão na presidência, o Dr. Jairo Corrêa determinou como meta principal a expansão da SPO pelo interior paulista. O passo inicial foi a fundação de uma unidade na cidade de Botucatu, sendo esta a 1ª Unidade da SPO, presidida pelo Ortodontista Dr. Gastão Moura Neto, que teve como principal objetivo o desenvolvimento de cursos de Aperfeiçoamento, Atualização e Especialização, além do atendimento clínico destinado à população mais carente, cumprindo assim sua missão científica e social.

Além dos cursos de Ortodontia, contamos também com Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em diversas outras áreas da Odontologia, como Estética, Cirurgia, Endodontia, etc.

Denominada inicialmente de Perfil/SPO, fundamos nossa Escola em 28 novembro de 1999 como parte da Comemoração dos 40 anos da Fundação da Sociedade Paulista de Ortodontia, considerada a maior Entidade Especializada da América Latina.

Neste ato foi festivamente comemorada a inauguração de nossa sala clínica à qual foi denominada "Sala Clínica Dr. Jairo Corrêa", em reconhecimento ao histórico apoio dado à esta iniciativa.






Buscando cada vez mais melhorar a qualidade de ensino e ser competitiva, A SPO/Unidade Botucatu se associou no ano de 2009 à FACSETE – Faculdade Sete Lagoas.

Com esta parceria a SPO/Unidade Botucatu tem o intuito de possuir sua portaria reconhecida pelo MEC, além de poder expandir seus cursos nas diversas especialidades da Odontologia e da Educação.

Os cursos na área da Saúde são ministrados através da parceria com a FACSETE – Faculdade Sete Lagoas, empresa que possui a portaria autorizada pelo MEC.

A missão é de levar aos profissionais da saúde, em especial aos Cirurgiões Dentistas, a pós-graduação, favorecendo o conhecimento e acompanhando o conhecimento técnico-científico que se aperfeiçoa constantemente. Desenvolver a pesquisa, realizando tratamentos compatíveis com a necessidade da população, preparando o profissional cada vez mais no contexto ético, responsável e necessário a uma qualidade de vida com dignidade.

A FACSETE – Faculdade Sete Lagoas se encontra presente em diversos Estados da União como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Pará e no Distrito Federal, com aproximadamente 600 alunos.

Temos disponíveis os cursos de Endodontia, Implantodontia, Cirurgia Buco Maxílo Facial, Ortodontia, Periodontia, Saúde Coletiva, Programa da Saúde da Família para área pública com enfermeiros e médicos, Prótese Dentária, Dentística, Disfunção Têmporo Mandibular, Odontopediatria, Ortopedia Funcional dos Maxilares, Saúde Baseada em Evidências, Radiologia. Em Sete Lagoas-MG, a FACSETE, em parceria com a Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP), mantém cursos de mestrado e doutorado acadêmicos, com 30 projetos de pesquisa, com uma equipe de profissionais Doutores.

Em cada localidade há um diretor responsável, com uma equipe de auxiliares com alto nível profissional.

O processo de profissionalização é, portanto, um processo de formação de um prestador de serviço competente, capaz de criar e recriar o seu fazer e de comprometer-se socialmente. A competência desse profissional implica domínio de conhecimentos técnicos e científicos, e o comprometimento social está relacionado com a capacidade de agir e refletir sobre as possibilidades de transformação das condições de vida de uma determinada comunidade.

A prática pedagógica, que adota a pesquisa como um "princípio educativo", estimula e capacita os sujeitos (professores e alunos) a produzirem (e não apenas reproduzirem) conhecimento; portanto, ela supera o modelo didático-metodológico do treinamento, que é centrado num fazer distanciado da reflexão sobre este fazer.

Mais do que nunca, é preciso estar atento ao fato de que grande parte dos conhecimentos e das técnicas recomendáveis hoje estará em desuso dentro de algum tempo e que, portanto, mais importante que transmitir conhecimento, é criar hábitos e métodos que valorizem o auto-aprendizado, a abordagem crítica dos conhecimentos e a permanente inquietação.

Uma instituição de ensino é constituída do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Quando o ensino ultrapassa o âmbito institucional e chega até a comunidade, o ideal seria que se tentasse identificar de forma correta os problemas de saúde de cada município ou região e se estabelecessem formas de resolvê-los, ou seja, o ensino e a pesquisa devem ser direcionados para ações de impactos sociais que possibilitem melhor qualidade de vida para a população. Além disso, os profissionais que ali estão se qualificando estarão se preparando melhor, conhecendo de perto o mercado de trabalho e se conscientizando do compromisso de devolver à sociedade aquilo que lhes foi ensinado.

Desde 1994, a FACSETE – Faculdade Sete Lagoas, Mantenedora e Mantida, vem ministrando cursos de Atualização e Aperfeiçoamento em Ortodontia em parceria com o Grupo Brasileiro de Ortodontia pela Técnica de Straight Wire de Andrews e Oclusão Funcional de Roth à alunos (cirurgiões dentistas) locais e de vários outros Municípios e Estados, tais como Pará, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Goiás, Distrito Federal.

A FACSETE – Faculdade Sete Lagoas está credenciada para ministrar cursos de pós-graduação através da Portaria MEC 299/2011 DOU 24/03/2011.
Cursos
Início: 29 e 30 de Agosto de 2017
Preenchimento Facial Terapêutico - 6ª Turma
Início: 17 e 18 de setembro de 2017
Início: 19 de Setembro de 2017